MARIA BETHÂNIA - Divinamente Humana

Maria Bethânia, uma das maiores intérprete da música popular brasileira, tem uma conexão profunda com toda a natureza; isso se dá por ser Bethânia uma pessoa que nasceu no Recôncavo baiano, cercado por matas, rios, cachoeiras e pelo mar; por ser uma pessoa espiritualizada e ter uma profunda conexão com as divindades, com os santos, os orixás e toda força sagrada do universo.
Bethânia canta como ninguém nunca cantou todo o encantamento que a natureza tem; seu poder, a sustentação que dá a esse planeta, as curas através das plantas etc.
Bethânia ama a floresta e já manifestou várias vezes o seu desejo de cantar no Acre, cantar para os Povos da Floresta. Sempre que eu a encontro ela me diz que sonha com esse momento, que deseja cantar pertinho da floresta e receber dela sua força, sua energia de paz, de alegria, simplicidade, beleza, de poder e amor! É hábito seu me pedir que reze por ela e seu povo à Rainha da Floresta – nós aqui do Acre cultuamos a Senhora das Matas Sagradas - Rainha da Floresta.
Minhas mandalas vêm nessa energia da Grande Senhora Verde, por isso chamam-se: MANDALAS DA FLORESTA.
Em 2009 escrevi um texto sobre Maria Bethânia falando dessa sua conexão com a natureza, um jornal acreano resolveu homenageá-la e publicou. Posto esse artigo juntamente com algumas fotos da nossa encantadora e divinamente humana – Maria Bethânia.






MARIA BETHÂNIA – Divinamente Humana

A cantora Maria Bethânia, por várias vezes verbalizou seu desejo de realizar um show no Acre. Encantada com a floresta e seu povo, Bethânia envia um recado para nossa gente: “Mando para todo povo da floresta meu amor, meu imenso respeito por essa gente do Norte, um beijo e minha vontade de cantar no Acre. O show “Brasileirinho” seria o ideal, mas é um espetáculo grande, pesado... Quero fazer algo próprio para vocês. Quando fiz a abertura do “Brasileirinho” com o poema de Villa Lobos, manifestei meu carinho fazendo uma homenagem ao homem da mata, ao seringueiro da floresta Amazônica”.

Bethânia fez fotos especialmente para nós, mostrando suas contas dedicadas a Oxóssi, Orixá das matas, colocando nelas as penas de arara que ganhou da acreana Simone Bichara. Nestas fotos, expressa seu lado caboclo, índio, sua reverência por todos os povos da floresta

Maria Bethânia Viana Telles Velloso nasceu em uma cidade que tem o nome de dois santos: Santo Amaro da Purificação-Senhor Santo Amaro e Nossa Senhora da Purificação. Sexta filha de D. Canô e seu Zezinho, recebeu de seu irmão Caetano o nome, nome de uma música.
Desde pequena já sabia que seria artista e deixou sua terra natal no Recôncavo Baiano para ganhar o mundo palcos a fora. Cantar é sua vida. Bethânia coloca sua voz a serviço do Bem, da alegria e deixa que ela seja uma manifestação de Deus, do Divino. Faz da sua arte, o seu ofício, que realiza com amor, integridade e muita dedicação. Mesmo tendo saído cedo de casa nunca perdeu o vínculo com sua cidade e com seu povo; mantém seu jeito interiorano e alma íntegra, fiel aos princípios do amor e do respeito por si e pelo outro.
Tem um elo sagrado com sua mãe e irmãos e mantém acessa a chama das amizades verdadeiras, assim como o amor e devoção à Nossa Senhora, a fé no sagrado. Fiel a si mesma, não negocia trocas de favores com jornalistas e empresários. Não imita modelos, não se associa a grupos e movimentos. Faz seu próprio caminho. É uma alma livre, impossível de ser domesticada. “Um Orixá no palco”, como disse a cantora Miúcha. Encarna em si mesma a essência de tudo que canta e diz. A paixão e a inteireza com que se debruça sobre seu ofício fazem dela uma das maiores intérpretes que o Brasil conhece.
Com quase 45 anos de carreira, continua a emocionar seu público, o velho e o novo. Cultiva sua arte com um jeito raro, bem próprio, mesclando delicadeza e beleza sem perder a força e a energia, tocando todos que a ouvem e a vêm. Derrama sua alma em cada interpretação. Nada do que faz é monótono; ela dá vida a tudo que toca. Cantar é sua vida, seu dom, sua missão. Seu brilho toma conta de cada composição, como se ela própria fosse a autora.
É uma pessoa essencialmente do palco, seja cantando, recitando poemas e textos. Relaciona-se com ele com respeito. Para ela, o palco é um terreno sagrado; o quintal onde planta todas as sementes do seu coração; o altar onde derrama seu amor a Deus e ao mundo, onde brinca, se diverte, corre, pula, extravasa, contagia, denuncia, transforma... Uma artista de trajetória limpa. Rigorosamente perfeccionista. Abundante em tudo que faz.
Como profissional e amante de sua arte, Bethânia vai além das interpretações. Seu toque, seu jeito, sua marca estão presentes em todo seu trabalho. É uma artista que valoriza o que é e o que tem; uma pessoa que cuida das amizades, que cultiva a humildade, valoriza seu país, seu povo, fortalece nossas raízes, eleva nossa cultura, que consagra o palco e respeita seu público. É generosa como pessoa e artista e nada que faz é óbvio, absolutamente nada!
Aos 62 anos, Bethânia, tem a alma jovem, corpo firme, movimentos rápidos e delicados, olhar bem profundo e brilhante, uma alegria radiante. Uma pessoa inteira, presente em suas ações. Diz o que pensa e sente; e normalmente só faz o que quer, é intuitiva, sensível, religiosa, magnética. Encanta todos que a conhece; uma feiticeira do bem, uma sacerdotisa da arte e da beleza. Amante da liberdade, segue seu coração - este é o segredo do seu sucesso.
Filha de Iansã, semeia sempre tempestade por onde passa, varrendo pra longe a dor, a tristeza, enchendo a alma de quem a ouve de alegrias, sonhos e esperanças. Tem personalidade forte, doce e decidida e seu ofício é realizado com muita sensibilidade, com perfil dramático e um toque de protesto; é um vendaval no palco. Quieta, sincera, educada e gentil, Bethânia, nos faz tocar o sagrado. Sua fé, seu amor a Nossa Senhora, a relação que mantém com as coisas de Deus, são ímpares. Bethânia se dedica aos seus santos, confia neles. Faz procissão, reza missa, grava cd em homenagem à Senhora dos Jardins dos céus, canta em Santo Amaro na festa da Purificação, carrega andor pelas pequenas ruas de paralelepípedos da cidade onde nasceu. Junto com sua mãe e toda família, ajuda na preservação dos rituais sagrados e da cultura popular dessa rica terra do Recôncavo Baiano.
De um humor encantador, inteligente, tem um modo próprio de interpretar e brincar com as canções que ajuda a deixar o mundo mais colorido, suave... Coerente como artista, cada disco, cada espetáculo se transformam em um diamante lapidado com amor e muito trabalho. Guia-se pelo verdadeiro, pelo belo e humano. Uma geminiana interessada nas artes tradicionais, sem perder de vista o novo que se apresenta. É uma pessoa aberta, interessada em tudo que acontece no mundo.
Amante da natureza, encontra nela e nos Orixás, a força para seguir seu caminho. Canta com o coração, encarna cada palavra, fala a língua da alma, espalha sua força e seu vento sagrados, emociona pela simplicidade e nobreza com que vive e se relaciona com o mundo. É um Ser mitológico, de uma beleza rara, que transcende o óbvio, o convencional. Sua beleza maior está na alma, em sua essência, integridade, na retidão da sua carreira, na sua espiritualidade, na sua fé, na consagração ao Divino.
De sorriso largo, espalhado, abundante, olhar vivo, inocente e profundo, postura cênica, jeito de moleca, parece uma Deusa de gestos suaves e delicados, que contrastam com sua forte personalidade e presença. Mulher-artista de mil faces; ora criança, que se encanta com uma simples pena de arara, que vibra com as sementes das árvores, com a chuva que cai; ora índia sábia, profunda, séria; ora Iansã de ventos fortes, devastadores, de decisões firmes que impõe limites assertivos; ora doce e generosa, como Oxum, capaz de colocar no colo sua família e amigos, de acolher quem chega.
Maria Bethânia dos palcos é o reflexo da Maria Bethânia mulher, filha, irmã, amiga, cidadã. Conhecê-la em Santo Amaro da Purificação, nas ruas e igrejas de sua terra natal, vê-la sendo filha e mãe da sua iluminada mãe Canô, na simplicidade da vida vivida comumente, rezando, carregando andor dos santos nas costas, debaixo do sol do meio dia, cantando pra Nossa Senhora da Purificação; sentada no quintal de casa, rindo, brincando, conversando com os amigos, recebendo os fãs com educação e gentileza, com paciência e alegria(desde que se saiba chegar), Bethânia é de uma sensibilidade imensa e, talvez por isso, às vezes reage com rigor – uma forma de se defender e de se proteger.
Bethânia de Santo Amaro, das festas de São João, da Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, Bethânia das Procissões, das Novenas, das Trezenas de Santo Antonio; Bethânia das folhas e ervas de poder;Bethânia das águas doces e salgadas, dos ventos e tempestades; Bethânia da Floresta, dos Caboclos das matas sagradas; Bethânia dos Orixás, da purificação. Há quase cinco décadas encantando e embalando nossos corações, foi a primeira cantora brasileira a vender um milhão de discos, e todo ano nos presenteia com um trabalho novo e cada vez melhor. No ano passado recebeu o prêmio Shell de música, dado até então apenas para compositores. Escolha merecida, pois Bethânia consegue pôr sua marca própria às canções que canta com seu timbre magnífico e seu jeito único de se manifestar no palco. Sua voz está cada dia mais viva, límpida, brilhante – melhor!
Hoje, recolhida por opção, nossa Rainha trabalha muito, sai pouco, cuida das coisas do sagrado. Gosta de pintar, esculpir em madeira, participa de todo o processo de criação dos seus discos e espetáculos, curte a natureza, principalmente as águas e a floresta. Não freqüenta lugares badalados, mas caminha pelas ruas de Santo Amaro tranqüilamente, recebe os amigos em casa e, junto com uma multidão de devotos, carrega nas costas e de pés descalços, o andor de Nossa Senhora da Purificação. É de uma especial humanidade e por onde passa derrama seu encantamento, seja em sua cidadezinha ou nos principais palcos do mundo.
Bethânia é uma importante guardiã da cultura brasileira, uma embaixadora da cultura brasileira. Ama seu país, seu povo e canta nossas alegrias e dores; valoriza nossa língua, nossos compositores, nossas tradições culturais e a fé do povo brasileiro.
Nós, aqui do Acre, acalentamos o sonho de vê-la cantar em nossa terra. Um sonho que também é dela. Bethânia deseja realizar um show em Rio Branco, conhecer nossas matas e rios, encontrar nosso povo, sentir a força da natureza tão viva nesse pedaço de chão abençoado. Ela tem um grande amor e respeito pela floresta, por suas plantas sagradas, pelas ervas de poder. Também pelo seu povo, o povo da floresta – índios, seringueiros, ribeirinhos, por toda gente do Acre. Já me falou várias vezes sobre este seu sonho e da sua idéia de fazer um espetáculo próprio para nossa região.
Pedimos à Rainha da Floresta que esta Deusa da voz e do palco possa chegar até o coração da nossa terra. Pedimos para que a Senhora das Matas abra os caminhos para que Maria Bethânia Viana Telles Velloso, essa artista divinamente humana, possa baixar em nossa terra e avivar nossos corações com sua presença de luz e força e sua arte única de interpretar canções.

Texto e fotos: Simone Bichara

2 Response to "MARIA BETHÂNIA - Divinamente Humana"

  1. Anônimo Says:

    Maria Bethânia é mesmo humanamente divina! É uma mulher que faz a diferençaç uma artista completa. Amo a maneira como ela canta as nossas coisas, o respeito que ela tem pelo Brasil e nossa gente, o valor que ela dá à natureza.
    O artigo tá lindo, quente, vibrante...

  2. Anônimo Says:

    Adorei esse artigo sobre Maria Bethânia. Bem que ela poderia vir cantar na AMAZÔNIA...Elaa ia se revigorar com a força de nossa floresta.

Postar um comentário

Pages