A TransAcreana & Brasil





O Mundo inteiro sabe que a situação climática no planeta é séria, estamos à beira de um caos. Todos os nossos recursos naturais estão escassos devido à poluição dos nossos rios, igarapés e mares, ao desmatamento de nossas florestas, ao uso indevido de produtos químicos na agricultura, em fim, a exploração exagerada, agressiva, abusiva de todos os bens naturais que a terra possui. Muitos países estão na corrida pela sustentabilidade e o Brasil é o país que melhor reúne condições de sair na frente e estabelecer uma política sustentavelmente econômica, social, cultural, educacional e ambiental. Mas a ganância humana continua prevalecendo mesmo diante de todos os avisos que a ciência vem mostrando; mesmo diante de todas as catástrofes que a terra vem passando: alagações, terremotos, secas, calor exacerbado, furacões, avalanches... O homem não aprende. Sua fúria contra a natureza continua anos após anos.
Aqui no Acre, uma terra tão rica e produtiva, coberta por uma floresta bela e generosa, temos assistido à destruição das matas e por conseqüência a morte de alguns rios e dezenas de igarapés, nascentes de águas limpas. As queimadas não queimam só a floresta, queimam nossa saúde, nosso bem-estar; enchendo de tristeza os corações daqueles que amam a natureza, daqueles que primam pela vida futura do planeta, daqueles que têm um elo sagrado com o reino da mata...E o calor aumentando, aumentando e tornando insuportável de se viver no Acre, principalmente em Rio Branco, que além das queimadas , é uma cidade que embora esteja situada dentro da Amazônia, quase não tem árvores. É verdade, Rio Branco é uma cidade desaborizada!!! E isso impressiona os turistas, muitos chegam e me falam que a cidade é limpa, arrumadinha, bonitinha, mas não tem árvore... Eu sinto vergonha quando ouço isso, não sei o que dizer... Vejam que muitas palmeiras foram plantadas, palmeira imperial que nada tem a ver com a vegetação nativa da Amazônia. Plantaram alguns açaizeiros e alguns pés de pupunha, mas a onda mesmo é plantar palmeira imperial. Acho um absurdo isso!
Andando pela transacreana, é comum aos domingos se ver de dois a cinco carretas gigantes carregando toneladas de árvores retiradas das reservas e seringais daquela região. Tem até uma serraria que, ontem mesmo, passando por lá, chorei ao ver umas quinhentas árvores mortas, só os seus troncos, nunca vi tantas árvores mortas assim... Fiquei impressionada! Todos os domingos é isso, se você quiser ver árvores mortas sendo levadas para não sei aonde, vá à transacreana. Acho que não tem fiscalização dos órgãos competentes nesse dia, se é que o IBAMA e o IMACRE de fato fiscalizam. Muitos moradores da Transacreana falam que a fiscalização só se dá em terras dos pequenos, mas que lá pra cima, nos seringais e nas reservas, os grandes empresários compram a preço de banana centenas e centenas de árvores. É doloroso ver minha terra se acabando assim... Eu , assim como muitos acreanos, sofremos com essa situação de descaso por parte das autoridades locais. A gente percebe que com a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, muito dos avanços que conquistamos às duras penas, inclusive com a morte de vários líderes como Chico Mendes, Wilson Pinheiro dentre outros; muitas lutas travadas por Marina, Raimundão Mendes, lideranças indígenas e extrativistas, o Acre ainda passe pelo que vem passando esse ano. Desde agosto que respiramos fumaça. O calor aumentou demais e com ele as doenças respiratórias que atingem mais as crianças e os idosos. Os hospitais estão lotados de doentes e a floresta arde em brasa e nossos corações queimam em dor... É inaceitável essa situação, não podemos permitir que destruam em nome de um falso progresso, nossas matas, nossos rios, nossos animais – nossa real e única riqueza! Que cada um busque fazer sua parte na preservação do meio ambiente e no respeito à nossa sagrada e majestosa floresta... A vida do/e no planeta depende da preservação dos nossos recursos naturais.


Simone Bichara

1 Response to "A TransAcreana & Brasil"

  1. Maria Tereza Says:

    engraçado é que a gente ñ percebe que estamos nos matando

Postar um comentário

Pages