"VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR SUA VIDA".


Você é o único responsável por sua vida
Por Simone Bichara

Com o homem, o natural, o processo automático de evolução, termina. O homem é o último produto da evolução inconsciente. Com o homem, a evolução consciente começa.
Quando a evolução é ainda inconsciente é um processo automático; não há incerteza. As coisas acontecem através da lei de causa e efeito. A existência é mecânica e certa. Mas com o homem, a consciência a incerteza vêm à existência. Aqui nada é certo. A evolução pode florescer ou não. A semente, o potencial está ali, mas o homem tem o poder de escolher, ou não, evoluir, a escolha será totalmente de cada indivíduo.
Com a possibilidade da escolha, a ansiedade surge como uma sombra. Tudo tem de ser escolhido agora; tudo é um esforço consciente. Só você é responsável. Se você falha, você falha. É sua a responsabilidade. Se você é bem sucedido, é bem sucedido. É novamente sua responsabilidade. Como diz o grande mestre oriental Osho, cada escolha é definitiva, em certo sentido. Você não pode deixar de fazê-la, não pode esquecê-la, você não pode recuar. Cada escolha é feito no escuro, porque nada é certo. Eis por que o homem sofre de ansiedade. O que o atormenta, para começar, é: ser ou não ser? Fazer ou não fazer, fazer isto ou fazer aquilo?
A não escolha não é possível. Se você não escolhe, então você está escolhendo não escolher. E a não escolha terá tanto efeito quanto qualquer escolha.
A dignidade, a beleza e a glória do homem é esta consciência. Mas também é um fardo. Cada passo que damos é um movimento entre a glória e o fardo. Com o homem, a escolha e a individualidade consciente vêm à existência. Você pode evoluir, mas sua evolução será um esforço individual. Você pode evoluir para se tornar um Buda ou não. A escolha é sempre sua. Só você é responsável pela sua própria evolução. Comumente o ser humano tenta fugir da responsabilidade pela sua própria evolução, da responsabilidade da liberdade de escolha. Há um grande medo da liberdade. Quando você é um escravo, a responsabilidade por sua vida nunca é sua; outro alguém é responsável. No momento em que você se torna completamente livre, você tem de tomar suas próprias opções. Ninguém força você a fazer nada; é aí que começa a luta com a mente.
Você é o único responsável e esta responsabilidade é uma grande bênção camuflada. O velho padrão de evolução inconsciente terminou para nós. Você pode regredir a ele, mas você não pode permanecer nele. Diz o Osho que a evolução consciente só acontece se você a escolher, mas se você não a escolhe como as maiorias das pessoas fazem você estará numa condição muito tensa. E a humanidade dos dias presentes é desta forma. Nenhum lugar a ir, nada a ser atingido. Bem, nada mais pode ser atingido sem esforço consciente. Você não pode retornar ao estado de inconsciência. A porta está fechada e a ponte quebrada.
Você não pode tornar outra pessoa responsável por sua evolução. Você está no seu caminho para crescer, para evoluir.
Nós criamos deuses, ou nos refugiamos nos gurus, de tal forma que não tenhamos responsabilidade por nossas próprias vidas, por nossa própria evolução. Se não somos capazes de aceitar algum deus ou guru, tentamos então escapar da responsabilidade através de intoxicantes, ou drogas, bebidas, remédios que nos tornem inconscientes. Tudo isso é absurdo e infantil. Não resolve.
Uma vez que você começa a se tornar consciente de que somente você é responsável, não há escape através de nenhum tipo de inconsciência. E você é tolo de tentar escapar, porque a responsabilidade é uma grande oportunidade para a evolução. Da luta que é criada, algo novo pode evoluir. Tornar-se consciente significa saber que tudo depende de você. Tudo no fundo é uma parte de você, segundo o Osho. Para mim também é uma verdade forte. E cada um de nós é responsável por ela. Toda responsabilidade é sua. É minha! É de cada um!

7 Response to ""VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR SUA VIDA"."

  1. Marianna Says:

    As citações do Osho são maravilhosas e sempre bem vindas.
    Grata Simone

  2. Greci Says:

    belissimo texto. seus textos sao sempre necessarios.
    parabens

  3. Paulo Franca Says:

    "Você é o único responsável e esta responsabilidade é uma grande bênção camuflada"
    que bonito isso!

  4. Mariah Says:

    Simone
    Que belissimo texto e tao necessario.
    Obrigada por nos ofertar. E as poesias das mandalas?
    Luz,
    Mariah

  5. Edite Maria Says:

    Simone, sumida. O que houve?
    o texto é excelente.
    Exposições? Mandalas? Poesias? Projetos?
    Não abandone o blog, precisamos dele.
    Grande abraço

  6. Unknown Says:

    simone que palavras mais indispensaveis.
    agradecemos muito.
    abraço

  7. Atena Says:

    Simone:
    Seu texto está excelente mesmo!
    Esta frase doeu:"Se você não escolhe, então você está escolhendo não escolher." rsrs
    Eu ando em profundas análise sobre as escolhas. Se algumas são inconscientes, como a gente foge delas? rsrs
    Não quanto a escolher a evolução, pois isso já escolhi há muito tempo, mas outras escolhas que nos aguardam a cada dia e que de certa forma tem a ver com nossa evolução.
    Estou rindo aqui, mas o assunto é sério e tem me incomodado.
    Se de repente chegar a alguma conclusão te participo, pois sei que esse problema não é só meu, mas da humanidade.
    abração e beijos.

Postar um comentário

Pages