OS GUARDIÕES DA TERRA
















O Brasil deveria se orgulhar da sua população indígena, e se envergonhar de nao ter uma política séria que ajude a preservar as etnias indígenas, fazer valer seus direitos e garantir a posse de suas terras. Os índios são os guardiões da terra. Ecologistas por natureza, amam e mantêm com a natureza uma conexão sagrada, divina.

Em minha terra, o Acre, ainda existem algumas tribos isoladas, índios que nunca tiveram contato com o homem 'branco' e seu mundo 'civilizado'. São nômades e caçadores que habitam as imensas matas da floresta Amazônica.

Aqui no Acre,os Povos Indígenas estão melhor organizados em suas cooperativas; suas terras quase todas demarcadas e uma certa política governamental que visa tratar dessas comunidades. Isso tudo, graças ao trabalho de anos de alguns antrópolos e sertanistas como Terri Aquino, Antônio Macêdo, Meirelles dentres outros, e também, pelo trabalho de Organizações Civis, como a CPI e o CIMI. A grande conquista dos Povos Indígenas no meu estado, foi o fortalecimento das lideranças indígenas. As tribos são fortes, conscientes de seus direitos e de seus valores . Cada vez mais os Povos Indígenas se organizam e despertam para a importância de fortalecer suas raízes culturais, sua língua mãe e sua ligação ancestral com a Terra e a Floresta.

Terras indígenas é sinal de floresta preservada, bem como a fauna e a flora. Eles sabem desde sempre a importância do 'meio ambiente' para a continuação da vida no planeta e a subsistência de todos os povos. São os verdadeiros donos da terra e, por isso, os seus guardiões eternos.

Salve a Mãe Terra!
Viva a Floresta e todo o seu povo!

Simone Bichara

3 Response to "OS GUARDIÕES DA TERRA"

  1. Maria José Rezende de Lacerda Says:

    Olá amiga. Estou de volta, depois de um pequeno período de descanso. Os seus textos são um alerta a todos nós. E nos leva a grandes reflexões. O respeito à população indígena é primordial e necessário. Beijos e ótima semana.

  2. Paulo Franca Says:

    As fotos são suas, Simone Bichara?
    são muito bonitas.
    estou estudando os índios brasileiros e em breve vou no Acre p/ conhecer mais de perto a realidade daí.
    agradeço as informaçoes e parabenizo o seu lindo trabalho com as mandalas.
    grande abraço,
    Paulo

  3. Greci Says:

    viva!! e viva a simone com esse seu lugar lindo!!!!

Postar um comentário

Pages