MANDALA - RODA DE CURA, CÍRCULO DE PODER


Mandala significa centro, circunferência ou círculo mágico.
Jung associava a mandala com o self, o centro da personalidade como um todo. As mandalas servem como um mapa da realidade interior que orienta e sustenta o desenvolvimento psicológico daqueles que desejam progredir na consciência espiritual. É um poderoso instrumento visual que provoca visões, concentração e meditação.
Tradicionalmente, as mandalas servem como instrumento de meditação que intensificam a concentração no eu interior, a fim de levar a pessoa a atingir experiências significativas.
A mandala sugere mistérios que podem fazê-la parecer exótica, confusa ou difícil. Na verdade, é tão simples quanto uma brincadeira de criança.
A mandala nos ajuda a recorrer a reservatórios inconscientes de força que possibilitam uma reorientação para o mundo exterior, é um veículo para o autodescoberta.
Quando criamos uma mandala geramos um símbolo pessoal que revela quem somos num dado momento. O círculo que desenhamos contém – e até atrai, partes conflitantes da nossa natureza, por isso o ato de desenhar mandala produz uma inegável descarga de tensão. É como se fosse um mapa da realidade interior que nos orienta e sustenta o desenvolvimento psicológico se queremos progredir na consciência espiritual.
As cores e os símbolos, assim como as formas geométricas expressam nas mandalas, os nossos mais íntimos pensamentos, sentimentos, desejos e intuições.
As mandalas são janelas e portas para nosso mundo profundo. Ajudam a manter as coordenadas na busca e trilha do caminho espiral da individuação.
São rodas mágicas, alegres, fortes, suaves, às vezes confusas; São momentos aprendidos, são espelhos do nosso caminho, são flores do nosso Eu interior.
São formas que representam unidade, organização e harmonia.
Desde a antiguidade, os orientais, principalmente os tibetanos, desenham e pintam mandalas.
Simone Bichara

4 Response to " "

  1. Fatima Says:

    o negócio é criar tão belamente como vc

  2. Mariah Says:

    "de levar a pessoa a atingir experiências significativas."
    uma prova disso é o trabalho que vc e a escritora fazem juntas com a mandala e aescrita.

    gostou do último texto?

    Luz.

  3. Atena Says:

    Simone:
    Estou de boca aberta, literalmente. Suas mandalas são lindas, muito lindas. Se você não se incomodar vou copiar uma para fazer de wall paper, se a resolução o permitir. Puxa, taí uma ideia para fazer meditação com as mandalas: como fundo de tela. Vou tentar.
    Ainda não consegui criar uma mandala à altura do meu senso estético, portanto costumo usar as que me agradam criadas por outras pessoas.
    Muito obrigada pela visita e pelo carinho.
    um grande abraço

  4. Maria José Rezende de Lacerda Says:

    Lindo blog. Lindas mensagens. Reflexivos pensamentos. Um incentivo à mudança interior. Obrigada por sua visita ao Arca. Estarei acompanhando seu blog. Grande abraço.

Postar um comentário

Pages