Exposição Mandalas da Floresta em Manaus

Um super agradecimento ao povo de Manaus, que tão carinhosamente nos recebeu e apreciou as Mandalas da Floresta.
É com alegria que a artista Simone Bichara fecha mais uma bela exposição; cuja importância, por se tratar do coração da Amazônia, não se relata em palavras.
Que as mandalas que ficaram possam levar sempre o frescor e a força da mata acreana, bem como, a grandeza que a verdadeira arte é capaz de tocar, todas as vezes que apreciada.
Compartilhamos com vocês uma das reportagens que saiu em jornal local sobre a exposição e um vídeo gravado pelo Amazon News no dia do vernissage.

Muito obrigada e até a próxima!

Produção Mandalas da Floresta.



Para ver o vídeo, clique no link abaixo:

Publicado em Quarta, 03 Julho 2013 08:49 | Escrito por Gustav Cervinka
Esta é a primeira vez que as mandalas amazônicas chegam à capital amazonense – foto: Divulgação
Esta é a primeira vez que as mandalas amazônicas chegam à capital amazonense – foto: Divulgação

O universo amazônico e indígena, bem como os mundos africano e oriental estão devidamente representados nas pinturas da artista plástica Simone Bichara, natural do Acre, que traz pela primeira vez a Manaus uma exposição de suas obras. Ao todo, 30 quadros (que variam de 40 centímetros a 1 metro de diâmetro) vão compor a mostra “Mandalas da Floresta”, a partir desta quarta-feira (4), no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu).

Embora seja aferido o nome “mandala” às obras de Bichara, a artista afirma que o termo é passível de equívocos interpretativos. “Meu trabalho é baseado em círculos. Sempre gostei disso. Mas o conceito foge ao padrão do que é uma mandala tibetana, uma vez que meus trabalhos são indígenas, apresentam temas amazônicos, etc. Já até tentei mudar isso para evitar distorções de interpretação, mas não consegui. O fato é que as pinturas vão além das mandalas, mas também carregam o aspecto holístico, tem a ver com energia do bem”, diz.

As obras de Simone Bichara revelam o envolvimento da artista para as questões que envolvem suas próprias raízes. Nascida em Rio Branco, capital do Estado do Acre, Bichara também é descendente de sírio-libaneses e, por isso, é possível identificar elementos nas suas representações coloridas que denotam essas influências de origem e pertencimento.

 “Além das mandalas, também faço vitrais e mosaicos. Mas até mesmo nas pinturas é possível perceber que existem mosaicos inseridos nela”, exemplifica quão abrangente são suas manifestações artísticas.

2 Response to "Exposição Mandalas da Floresta em Manaus"

  1. Fatima Says:

    Parabéns Simone*** Que seja sempre assim seu caminho cheio de sucesso.

  2. Isaac Melo Says:

    SIMONE,
    receba meus cumprimentos por mais esta exposição. Você produz uma arte belíssima.

    Um fraterno abraço!

Postar um comentário

Pages